Nêmesis

Felipe Cavani - 2017-09-05 11:05:55 -0300

A mitologia grega se mostra muito rica e essa deusa também remete a várias situações que devemos lidar. A deusa do título personifica o destino, o equilíbrio e a vingança. Heródoto da o sentido de vingança e castigo para o nome desta deidade. Nêmesis representa a força que traz algum limite ou equilíbrio a toda desmesura, é como se existisse um limitador para a felicidade ou para o orgulho e quando esse limite é atingido a deusa Nêmesis entra em ação para cortar as asas de tal individuo (colocando em termos não mitológicos).

Talvez possa dizer que ela atua de modo semelhante ao carma, quando você menos espera em sua aprontação ela volta pelo outro lado e te acerta. Refletindo um pouco sobre as consequências de meus atos fico sempre me perguntando porque esquecemos da origem das nossas mazelas. Elas sempre voltam, só falta a etiqueta discriminando a qual ato ela corresponde. Como Nêmeses, a deusa da vingança atuando em nome do destino.

Outro significado interessante do nome nêmesis é o adotado pela cultura de língua inglesa, onde temos, que nêmesis significa um inimigo com características opostas as suas mas ao mesmo tempo ele é um igual. Exemplos disso são dr. Moriarty e Sherlock Holmes, capitão Picard e Nêmesis.

Creio que todos nós temos nossos nêmesis, metafóricos ou não. Na faculdade tinha um colega que vivia atrás de mim, se eu fizesse x ele também fazia, se eu adotasse tal linguagem de programação ele também. Acho que ele era meu limitador de felicidade. Depois as coisas foram se acalmando, cada um foi amadurecendo e tomando o seu rumo e descobrimos que não iriamos chegar a lugar algum com isso.

Tenho passado pela mesma coisa, depois desse caso da faculdade, não sei se por inveja ou alguma vingança cármica. Ignoro completamente a ou as causas disso tudo. Sei que é muito complicado lidar com pessoas obstinadas. Tal como Nêmesis da mitologia grega, tal pessoa tem sido o limitador da paz e da felicidade. Não brinque com deuses Felipe, é o que me vem a cabeça.

Anterior | Próximo