81 dias

Felipe Cavani - 2018-05-19 12:00:00 -0300

Foram alguns dias, dias que eu tive a oportunidade de conhecer e aprender a arte suave. Alguns, pois a jornada a frente é muito longa, mesmo até a faixa roxa.

Tirei os posts que eu encontrei lá no Facebook, não encontrei todos, mas creio que aqui eles ficarão melhor agregados e com um acesso mais fácil. Não tenho escrito mais no FB pois acredito que o FB não é uma mídia adequada para tais tipos de posts, talvez o Twitter e o Medium possam substituí-lo de um modo melhor. Mas a desvantagem é que no Brasil praticamente os internautas só conhecem o FB e mais nenhuma rede social, ainda mais as voltadas para textos. Vou ter que achar um novo público. Para quem não acessas essas redes ainda existe esse blog, que é bem prático e simples.

Mas deixa isso para lá… Foram 81 dias intensos de treinos registrados lá. Sem dúvida foi uma evolução para mim. Agora sou faixa azul. Pude aprender muita coisa, principalmente a respeito das minhas dificuldades e limitações. Tudo isso graças a ideia de levar o meu filho a praticar essa arte marcial maravilhosa que é o Jiu-jitsu e ao mesmo tempo ser um exemplo para ele, o que esta funcionando. Do ponto de vista técnico tenho oportunidade de ter um ótimo mestre, que realmente se importa tanto pelo Jiu-jitsu, como pelos outros aspectos que acabam influenciando a arte suave, na verdade, ele transcende o técnico. Dos colegas e professores, ele são ótimos e também são a turma que perdura, persiste e ama a arte suave, não é uma tarefa fácil, por isso alguns desistem.

Sou grato a todos, obrigado e boa leitura!


81 -> Just breath goofy! Goofy sou eu…


Mais 100kg, veja treino 79. E bastante rola… Bom… Muito bom… (80)


Lembra do treino 78? Muito rola… Eu acho que num lapso devo ter deixado meu braço tempo demais no arm-lock… Tá incomodando agora, quero dizer desde então. O treino de hoje foi “basicão”, para mim revi muita coisa que não lembrava. A treta é que eu não fiz nada… por causa do braço. E a vontade de treinar? Vamo ver amanhã como está… Tb se tiver ruim eu levo a máquina e fotografo a galera. (79)


Treino bom, só rola praticamente. Felipe funcionou melhor do que ontem. Oss! (78)


Oss!!! (77)


Treino de meia-guarda visando o final do ano, o exame de faixa. Apareceu uma turminha boa, o pessoal que tem dado um bom empenho. Agora é tentar lembrar tudo que vimos no treino de hoje e cruzar com a lista do que eu acho que sei e treinar essa intersecção. (76)


Treino “light”. Por que isso? Não se engane. O treino hoje foi mais uma recordação, como ontem, do que devemos saber. Passamos a lista do exame novamente com um pouco mais de discussão dos detalhes de cada posição, ou seja tiramos dúvidas, fora a introdução à língua japonesa. O que eu sinto a respeito de tudo isso: muito trabalho a ser feito. Tem que treinar se não treina não tem como rolar como se espera. (75)


E começou! Começaram os treinos para troca de faixa. Momento em que recordamos e aprendemos um absurdo. Hoje já foi assim, tirando os momentos de branco absoluto, posições vieram a tona e foram executadas por mim como um principiante deve executá-las. :) É lógico que o pessoal que tem mais prática mostra mais serviço. Tenho que deixar para vcs a palavra que o mestre passou no final do treino: que é, eu tenho aqui na versão BKJ “O exercício físico, de fato, é de algum valor; no entanto a piedade para tudo é proveitosa, porquanto traz consigo a promessa da vida presente e futura.” Vale a pena refletir nisso e lembrarmos o que o mestre sempre fala que somos uma família e estamos aí para isso. (74)


Treinão. O mestre colocou as coisas sobre uma nova perspectiva, ou pelo menos uma que o lerdo aqui não viu antes, se você não estiver ofegante, suado, gemendo de dor, machucado, dolorido, acabado, sem ego, você não fez um bom treino (é brincadeira, menos a parte do ego e todo o resto). Foi mais ou menos isso que ele falou. Então… Só acho estranho que eu estou piorando. Acho que os treinos estão ficando mais difíceis. Não sei… Principalmente a parte física. Pode ser tanta coisa. O treino foi bom rolei em uma sequência que foi boa para mim, rolas mais complicados no começo e no fim, intercalados com rolas mais tranquilos, mas mesmo assim muito bons. (73)


Não tem no face: sentindo-se pisoteado ou algo parecido. Apesar disso, treino ótimo, com um monte de gente aparecendo; assim dá até mais ânimo de treinar. Muito bom. A gente até esquece de que amanhã tem um monte de coisas para fazer. Pra ser sincero dá para esquecer de muito mais coisas chegando ao egoísmo. Não sei se seria realmente egoísmo, mas é por aí, às vezes isso é bom. (72)


Aquela sensação de aonde está a faixa… Tá aqui. Não tá na máquina de lavar. Tenho que tomar cuidado ao rolar… Nunca soube medir a minha força, ainda mais em uma situação de stress. Treino bom, jogamos até jogo da velha no estilo BJJ. Ah… Muito melhor que ontem, rolei meio capenga, mas rolei. (71)


Pensando em De La Riva… Lembrei de como é bom estar treinando ou nem tanto. ;) Marcelinho dando altas dicas para mim, eu que não demostro muita inteligência ao me alimentar, apesar de não comer muita porcaria. Fui para o treino mesmo assim e já que estava indo bem fiz o aquecimento até quase o final (não fiz os três últimos) e fiquei com falta de ar e tontura (falta de ar acho que não é sintoma de falta de energia, mas meu nariz não costuma deixar o jogo fácil). O treino foi muito bom, pelo menos o que eu aguentei fazer, um tremendo de um aquecimento e posições muito legais. Acho que o maior trampo é fazer a passagem decente depois da raspagem… Coisa que devo treinar mais… O rola não rolou por motivos óbvios. Mais um treino mais uma vez a ansiedade vencida, dessa vez foi difícil, mas graças a Deus tudo bem. Amanhã é outra história. (70)


Treinão puxado pelo Marcelinho. Vários exercícios, bem cansativo mas muito bom. Depois só rola, pena que acabaram comigo logo cedo e eu não tava 100% para rolar, apesar de ter rolado depois mais uma vez… Preciso comer direito. Sei lá… (69)


Treino a la kids. Fizemos um monte de coisas relacionadas a defesa pessoal, sempre usando jiu. Muito legal voltar as origens. E para terminar jogamos queimada. :) Hoje, também, teve kids e não preciso dizer que o novo esquema de treino esta sendo um sucesso. O Alan está adorando. (68)


O treino físico não foi pelo menos para mim. O rola foi mais “leve”, ai fiz algo, tentei, rolar com o mestre não é bem um passeio. O que importa é que valeu a pena sair nesse frio, que já esteve pior, e ir treinar. Espero que amanhã seja melhor, não que isso seja ruim. (67)


Nem sei o que falar dos treinos de hoje. O treino dos adultos foi bom, mas ele foi ofuscado pelo treino das crianças. Creio que daqui um tempo eu detalho o que tá rolando, deixa a gente pegar mais prática e também deixa as crianças se acostumarem. (66)


O treino foi tranquilo, rolas bons, muitas dúvidas esclarecidas e mais… O Erik que comandou a turma hoje. Vale lembrar que o kids, que rolou hoje foi muito bom, eles estão mandando bem, aprendendo realmente… Se prá mim já tem sido uma alegria, eu que não faço “nada”, imagina pro Erik que comanda a turminha. Valeu pessoal! (65)


Oss!!! (64)


Eu ia falar sobre altruísmo, mas eu acho que as orelhas de muitos já ficaram vermelhas. Prá quem não entendeu, treinar é um ato de altruísmo, você compartilha seu corpo e sua experiência com os outros. E se não tem pessoas dispostas a isso, eu sei que muitos estão ocupados, não tem treino. Vamos fazer um esforço. Chega! Treinão de guarda e passagem de guarda muito bom, rola muito bom tirando o nariz congestionado e o corpo que não estava muito afim hoje. Vale dizer, forçando um pouco a barra, que o pessoal do kids vai pegar a gente daqui um tempo. :p (63)


Rolar com o mestre é assim: vc fica quieto e aprende. Rolar com o teu colega graduado já é diferente, vc tenta fazer algo. Mas ambos rolas são muito bons. Hum… Preciso racionalizar algumas coisas do jiu-jitsu, que eu não entendo bem, aí talvez eu consiga escrever mais. Tenho muita coisa que aprender, coisas complicadas, afinal de contas sou apenas um faixa branca. (62)


O melhor treino, só queria ter rolado melhor. Obrigado a todos que leram o post lá no blog. Eu sei que o texto é meio longo, mas é uma boa motivação para todos e um gesto de agradecimento meu a todos. (61)


Já escrevi alguma coisa lá no blog sobre jiu-jitsu, mas esta faltando um texto com os resultados que eu obtive com o jiu, também pretendo falar um pouco sobre o meu filho, que também treina jiu e pergunta sempre quando vai ter treino. Os resultados são médicos e comportamentais, vai ser interessante. Com relação ao treino de hoje: tivemos bastante aquecimento, revisamos mais guarda X, muito bom e um monte de rolas. Na terça arrebentaram o meu nariz e hoje ele voltou a sangrar, o que atrapalhou o treino. Pode ser algum vazinho que não cicatrizou bem. Mas o nariz não doi e nem esta roxo. Fora isso o resto tá doendo. (59)


Não é que doi mais no frio… Treinão puxado pelo Erik. Mais guarda X. E uns rolas bons. (58)


Treino puxado pelo Marcelinho, muitos exercícios e exercícios bons, ele deixou a dica para quem quer ir para campeonato. Técnica: mais guarda X algo parecido com o da semana passada. E um rola muito bom, pelo menos para mim, eu acho… (57o. BJJ)


Ritual pós bjj quase acabado, quimono ok, janta ok, banho ok, fb ok, notas no caderninho quase lá… O treino foi muito bom, praticamente uma continuação de ontem, só que agora muito bem puxado pelo Jonas. Dúvidas brotaram de todos os lados, mesmo após as anotações da noite passada, algumas foram resolvida, mas ainda estou um pouco inseguro, principalmente na guarda x a partir da guarda arranha. Mas semana que vem tem mais, ai vamos ver se incute logo isso na cabeça lerda do Felipe. O rola foi mais devagar para mim… Sei lá, eu não estava… Ou estava cansado e deveria ter inventado outro jogo… Será que eu tenho outro jogo? (56o. BJJ)


Depois de duas semanas sem ir ao jiu-jitsu, uma por que não teve e outra semana por que eu… hum… então… Acho que eu já escrevi sobre isso, mas não importa, devemos ir sempre, eu sei que é difícil mas devemos nos esforçar, não, conseguir. O treino de hoje foi com uma abordagem um pouco diferente, muito bom e eu acho que vai surtir efeito. É melhor dominar bem um pouco a princípio, do que ter seu conhecimento fragmentado. Aquecimento 10, técnica 10, creio eu que são posições importantes e complicadas, não quero dizer que são impossíveis (o complicada é meu, pode ser que tenha coisa bem pior). Rola básico. (55o. BJJ)


Acho que não teve uma semana que eu sai tão cansado como essa… Mas isso é bom, os treinos foram ótimos. Resuminho: mais duas fugas do arm-lock e um tremendo de um aquecimento. Agora torcer pelo pessoal que vai representar a G13MV no campeonato. (54o.)


Tivemos um tremendo de um treino físico… Uma fuga do arm-lock e rola básico… Pelo menos para mim que já estava sem força, mas rolei… (53o.)


Recordando quatro apoios depois de uma fuga do arm-lock na guarda fechada… Treinão. Memória falhando… A quantidade de informação é grande… Quase morrendo depois do rola. Mas isso não quer dizer que foi ruim, quer dizer que eu tenho que andar muito… (52o. BJJ)


Treino muito bom de finalização com bastante detalhes e um monte de rola. Deu para sofrer bastante. :) Mas foi bom; turma legal de rolar. O rola é bem variado, cada um tem um estilo diferente de rolar e cada um tem um corpo com características que acabam dando trabalho na hora do rola, diversidade. (49o. BJJ)


47o. BJJ - Quem sabe amanhã eu escrevo algo… O treino foi bom… As ninfas (era ninfa mesmo? ou era musa?) do Tejo que não vieram hoje. Ah! Alguns alunos também fizeram falta…


46o. BJJ - Foi bom, muito bom. Mais rola hoje… Um pouco de técnica. Cansou e se cansou foi bom. CADÊ OS GRADUADOS??? Vamo lá galera! Ah. Sei lá. Vcs fazem falta. Ps: Esses caras mais novos só querem saber de finalizar. ;)


45o. BJJ - Estava conversando com o mestre no final do treino e ele perguntou se o treino foi bom, eu gosto dos treinos e este foi muito bom, mas o de 5a. passada foi demais. Ai ele comentou algo como se você sai mais cansado do treino, parece que ele é melhor e é verdade quanto mais você se dedica mais cansa e melhor é… Acho que são as endorfinas, serotoninas ou algo do tipo encharcam o teu cérebro e você fica naquele estado de missão cumprida. Galera, obrigado pelo treino! E oss!


44o. BJJ - Oss!


43o. BJJ - Não é 404 não. Estava muito cansado para escrever e ainda tive que retocar umas fotos. Fizemos alongamento e aquecimento, normal, foi bem cansativo para mim. Depois fizemos uma revisão dos 4 apoios, tudo que vimos nesses 4 semanas, mais ou menos. Parece que foram mais que 20 técnicas, mas eu anotei umas 15… Tem mais algumas que estou tentando lembrar. Mestre vai cobrar da gente depois da nossa folga (semana que vem não tem jiu para os adultos). O rola foi bom, apesar de estar mais cansado e tenso rendi um pouquinho mais. O mestre mandou bolar uma estratégia para chegar numa finalização e faze-la. Bem complicado, muito difícil aplicar uma, imagina três. As probabilidades de executar os três golpes se multiplicam nesse caso, por isso ela fica muito pequenas, então tem que treinar mais isso. Vou ficar com essa estratégia na cabeça e tentar aplicar ela assim que der. Parte legal do rola: primeira vez que rolei com o mestre, estava tenso, ele disse para mim acalmar, preciso treinar mais isso e pensar mais claramente. Oss.


43o. BJJ - 404


42o. BJJ - Tudo bem por aqui, mas eu não fui no treino hoje… Apesar dele ter sido muito bom mesmo, com posições muito boas e eu ter conseguido fazer a maioria delas… Eu não fui. Esse é outro aspecto dos treinos que eu preciso trabalhar, estar somente lá e fazer somente aquilo, por isso que eu fui finalizado umas… Muitas vezes, recorde. Mas o bom de tudo isso é que eu fui e aprendi um monte de coisas. Muito confuso? Oss!


41o. BJJ - O treino foi bom com posições muito boas e eficientes. Mas o treino do Felipe… Foi muito bom, começou com pouco Felipe e não sobrou mais muita coisa para contar história, mas não é assim que queremos sair dos treinos, cansados e com a cabeça limpa? Não sei se eu aprendi alguma coisa, ainda estou tentando escrever os golpes e estou confundindo os dois primeiros, mas acho que sai alguma coisa mesmo que for uma versão desprovida de detalhes. Alguma coisa está pronta, vou dar uma melhorada amanhã. Boa noite e Oss! PS: Por causa de um bug no FB não consegui postar ontem.


40o. BJJ - Com distribuição de grau: mestre deu uma avaliada no desempenho de quase todo mundo, foi muito interessante e bom. Tenho muito que andar… O treino foi muito bom com o aquecimento básico, que incluiu os exercício de jiu que pegam e os exercícios normais. Lembrei uma coisa: que pena que é inviável fazer o futebol com aqueles espelhos… Acho que não basta o que eu estou dolorido… O rola foi bom, com poucas rodadas. E a técnica que tá pegando: mais duas fugas do quatro apoios que deram um pouco de trabalho mas funcionam. Coisa importante: a galera deu um monte de alimento para o pessoal do asilo, é a equipe G13MV sendo altruísta e enxergando além do jiu.


39o. BJJ - Hum… Tenho que melhorar a minha guarda, os caras são muito rápidos… Mais no quatro apoios, duas com a lapela e um movimento muito louco com a perna. Mas primeiro uma revisão, que eu não lembro de quase nada. Rola foi bom, tá explicado ai em cima um dos meus problemas. A galera compareceu bem hoje, o mestre teve que dividir em duas rodadas de rolas, mas deu para rolar bastante e bem. Por hoje é só…


38o. BJJ - Treinão ótimo! Rolamos um monte de vezes e deu trabalho, preciso ficar mais esperto e começar a juntar as peças desse quebra cabeça. A galera veio hoje, então deu para repassar as posições dos quatro apoios. Pelo menos eu e, talvez, uma turma estão com dificuldade em memorizar isso tudo, por isso que fizemos novamente elas. (Eu não sei a memória de vcs, mas a minha de curto prazo nunca funcionou direito… só a de longo prazo, mas isso não é desculpa.) O mestre fez um apelo para prestarmos atenção e começarmos a tomar nota das posições. Aquecimento ótimo, com os exercícios específicos de jiu, o que é ótimo assim eu começo a fazer eles. Como disse, treino ótimo, espero que amanhã seja melhor e que a galera venha em peso como hoje. Oss.


37o. BJJ - Cade os graduados??? Não tenho moral para cobrar vocês, porque tenho os meus problemas por isso que eu falto, creio que muitos de vcs sabem. Espero que não tenha acontecido nada demais com os que estão habilitados a treinar. Mesmo assim treinão ótimo, pelo menos para mim. Rola ótimo, na maioria com os mais novos que são afoitos e fazem tudo correndo, mas é bom que assim eu fico esperto. Tomei um armlock do nada, fazia tempo que não tomava um assim… Posição do dia legal saindo do quatro apoios e indo para o crucifixo. Aquecimento muito bom também, fique ofegando feio… Não esperava que ia aguentar desse jeito depois de 3a. e 4a., que também foram ótimos.


36o. BJJ - Treino diferente. Mestre mandou a gente fazer alongamento por conta, depois foi a vez dos exercícios, fiz o básico que lembrava, você vai até o teu limite, mas não dá aquela forçada nesse esquema, depois tivemos o comando, que exige bastante das pernas e da sua atenção. O bom é que sobra um pouco mais para a prática e para o rola. O que foi ensinado hoje foi… Novamente no quatro apoios, primeiro uma técnica que caia no triângulo e depois uma técnica que caia em uma finalização. A da finalização foi mais tranquilo de fazer a do triângulo foi um pouco mais complicada, essa vou ter que treinar bem mais. O rola foi muito bom, aprendendo bastante coisas com os graduados e tentando passar alguma coisa para os mais novos. Muito bom. Oss!


35o. BJJ - Faz tempo que eu não escrevo aqui sobre os nossos treino de jiu-jitsu, mas agora eu acho que é necessário voltar a fazer isso por algum tempo, na verdade foi a Cris que viu a necessidade. Primeiro tivemos alguns avisos dados pelo mestre, depois um leve aquecimento, que por incrível que pareça eu só não fiz todas as flexões. As técnicas apresentadas foram todas no quatro apoios, dois estrangulamentos, um deles o reloginho e outro eu não lembro… e o último uma finalização no bíceps. O treino terminou com um rola básico, consegui rolar 3 de 4. Todos os rolas muito bons, aprendendo a sobreviver ao sufoco, que nem tava tão sufoco assim. Destaque pro Frances que tá rolando muito legal. Não to lembrando da segunda, mas envolvia em derrubar, calçar ele pelas costas e por ai vai… Foi bom, como sempre entrei cheio de caraminhola e sai com a cabeça limpa. Oss.


25o. BJJ - Moral do dia: não falte.


24o. BJJ: A técnica de hoje, na guarda fechada, passador domina os dois braços, levanta, primeiro uma perna depois a outra, anda para frente fazendo pressão no oponente, postura, encaixa o quadril, nesse momento o cadeado deve abrir, faz pressão empurrando o oponente até ele ficar com o pescoço bem torto, passa uma das pernas em volta da cabeça e aterriza ela lá do outro lado perto do ombro, pelo que eu entendi, senta/escorrega em cima do oponente, pode soltar o domínio das mangas, não esquecer de esgrimar, e vira para fazer 100kg…


24o. BJJ - Treino puxado pelo Eric. Foi muito bom! Para mim foi bem… Faltar é um crime que não compensa, os músculos esquecem de tudo, agora tenho que recordar, mas estou em paz. Acho que esse é um dos principais efeitos colaterais de um bom treino.


24o. BJJ: Perspectiva de um ansioso: se eu conseguir colocar todos no carro e o carro funcionar e não acontecer nada no caminho, se existir uma vaga para estacionar o carro e eu conseguir fazer a baliza, conseguir freiar o carro e andar até a quadra e esperar até o jiu começar… Ae tudo melhora.


23o BJJ - Esse treino foi o meu último treino neste ano, agora só lá em janeiro. Então, um feliz natal para todos e uma boa passagem de ano. Desejo a todos muitos treinos ótimos no ano que vem. E para quem gosta de competir muitas medalhas. O treino hoje foi ótimo, terapia total, vimos algumas finalizações e tivemos os rolas básicos. Mini post hoje pq as musas do Tejo não estão colaborando. Era musa?


22o. BJJ - Dia de treino um pouco mais normal. Um pouco. Foi a correção parcial do exame de faixa, vimos duas quedas depois só felicidade no rola. Não rolei duas vezes… E quase morri em um rola, não estou dominando a passagem de guarda da meia guarda. Tomei uns triângulos, por vacilo, primeira vez, mas tomei uns três ou quatro seguidos em dois rolas diferentes. Triste. É para aprender. Tivemos a entrega de alguns graus para o pessoal que não pegou faixa. Eu consegui falar sobre o que é trocar de faixa lá no blog mas agora uma definição de grau me escapa. Vou tentar assim: grau representa uma evolução do aluno na arte. Então parabéns a todos que graduaram e a todos que ganharam grau. Oss

Edit: Tá triste isso… O treino (principalmente o rola) foi duro para mim, mas foi ótimo. É assim mesmo, não existe treino tranquilo, ai vc não aprende nada.


21o. BJJ - Em clima de exame de faixa, corredor e amigos. Hoje foi treta quebrar a inércia da lerdice e pegar o kimono e ir treinar. Mas fui. Acho que eu não passei direito o tamanho da inércia… Foi feio. Formamos duplas e treinamos um pouco de cada coisa, a maioria das coisas que eu vi era tudo novidade, valeu pelo aprendizado agora tem que repetir algumas vezes, algumas muitas. O que eu mais repeti foram algumas raspagens, algumas passagens de guarda… O rola foi meio sem ar, mas vou treinando isso até ter ar o suficiente. Mas deixa a história do ar para lá… O rola foi muito bom. Tinha poucas pessoas e deu para fazer rola com queda (pensa em judo, os judocas tentando se derrubar, só que depois disso ai que começa a luta para valer no jiu). Foi ótimo! Oss!


BJJ: Eu fico sem ar no rola… Mas por que? Eu fico muito ansioso e não consigo regular bem a minha respiração, ai fico sem ar. Meta de hoje não se afogar. Bem que isso vai ser meta por um bom tempo.


20o. BJJ - Sem ar no rola. Demonstração de técnicas e história do Jiu Jitsu. O pessoal esta sabendo, cada um um pouco. No dia vamos ter que saber tudo. Depois treino em duplas do que você sabe e do que vc não sabe. Treinei com o Elvis Ribas. O cara deu aula. O rola rolou e eu morri sem ar. Vinte treinos com 6 faltas. Como eu já disse frases curtas é igual a sono. OSS!


19o. BJJ - Feriadão e a galera treinando. Sobrevivi ao aquecimento, pensei que ia sofrer mais que o normal mas não. Fizemos uma prévia do exame de faixa. Mestre chamou todo mundo e fez algumas perguntas, entenda por pergunta uma demonstração de uma técnica. Vale lembrar que no dia do exame teremos questões sobre a história do Jiu Jitsu. A galera até que tá sabendo das coisas. As quedas com os nomes que são insanos, tem muitas de tudo quanto é modo, pegada, entrada e etc… As outras posições eu deveria saber algumas mais ainda não absorvi. Até que tá sabendo é uma imprecisão minha, o pessoal sabe muito. Eu consegui fazer uma passagem de guarda, com algumas ressalvas. O rola foi bom mais eu estava sem folego, não rendi o que tinha que render, mas como disse foi bom, me diverti. Quinta tem mais! Oss


19o. BJJ - Prelúdio - Depois de duas semana sem fazer quase nada vamos lá! Treino de feriadão. Pelo que vi isso é meio comum, vi alguns anúncios de treinos surgirem na minha timeline. Vai ser triste tirar o ferrugem de duas semanas, fora a barriguinha que cresceu com a comida da mãe e a falta de disciplina do filho.


BJJ - Não vou hoje, infelizmente. Mas treinei um pouco com a Cris, algumas raspagens e ensinei ela a fazer um 100kg. Na próxima podemos tentar um joelho na barriga. ;) Tentei uma raspagem da guarda aranha mas nem rolou. Vou ter que trabalhar muito ainda essas coisas nesta guarda. Mas o que importa é que foi divertido. Nem peguei o caderninho para fazer uma revisão mais rigorosa. Não estou aí pq tem uma pessoa na minha família que esta doente e estou com ela agora. É provável que terei que me ausentar mais algumas vezes por causa disso, mas acho que não, as coisas estão correndo muito bem. Acho que quinta estou ai. Quase passei na academia aqui, passei lá perto, mas parece que estarei mais em mv do que em sp, então nem vale a pena ir lá, fora que a matrícula é uma fortuna.


18o. BJJ - adendo - O Alan tá indo muito bem no aquecimento, sem dúvida melhor que eu. A maioria das coisas ele faz direitinho, o problema é que ele é mais devagar que o resto. Ele também tem um pouco de dificuldade com alguns alongamentos não pq ele não é flexível, mas por causa da posição meio estranha. Hoje ele ficou brincando com as crianças, então nem teve rola para ele, uma pena pois estavamos precisando, eu estava precisando.


18o. BJJ - Fiz aquecimento, rolei e tossi. Isso que dar não cuidar da saúde direito. O rola foi muito bom, bem complicado, parece que cada dia que passa fica mais difícil. Acho que pelo simples fato que vc passa a conhecer o que deve e não deve ser feito e mesmo assim você erra. Quatro coisas que eu me coloquei ou colocaram, para ser mais exato, na minha cabeça é que eu devo fazer um 100kg que preste, uma boa transição para o joelho na barriga (2), fuga dos 100kg e fuga da montada. Fiz algo hoje, o que está bom. Do resto me passaram mais algumas dicas e consegui aproveitar bem com tosse e tudo. (Preciso estudar mais, treinar mais… Não faltar…)


BJJ - Mais uma falta. Agora são três mais um treino cancelado. Duas semanas de treino perdidas, o que é bastante para mim. Mas dessa vez não posso pois estou com conjuntivite. São três dias em que pode ocorrer o contágio, depois disso estou livre. Então 5a. feira…


17o. BJJ - Esta aberta a temporada de treino para troca de faixa. Isso não significa que não teremos rolas. Então estamos repassando as principais posições. Para cada faixa tem uma quantidade de posições que você tem que fazer. No dia da prova você tem que demostrar todas elas. (frases curtas = sono) Concluindo, repassamos todas elas hoje e depois fomos treinar. Treinei raspagem com Vanderlil Pereira e só para variar eu não estava muito seguro… Repetir, repetir… O rola foi jóia, nunca fiquei tão encharcado de suor… Valeu! Oss!


16o. BJJ - Treino normal, ou não. Provavelmente as dores normais nos lugares mais exóticos possíveis. Mas o treino teve algumas visitas, bem interessante isso. É assim pelo que entendi: Você viaja, encontra uma academia e vai treinar como se estivesse em casa é lógico que as peculiaridades das academias entram em evidência nessas horas, mas golpe é golpe e rola é rola. É lógico que rola o intercâmbio de técnicas, no meu caso eu não consegui mostrar nada porque eu sou o vácuo ambulante. Acho que só faltou o convite para irmos invadir a academia de origem do visitante, tipo uma troca de cartões, ou algo mais moderno. Também temos mais um faixa preta que irá treinar conosco, mais nos rolas. Supondo que somos uns 20 alunos, tinhamos 120 de chance de pegar o mestre no rola, o que garante que vc estará razoavelmente seguro. Agora temos 110, a coisa fica feia… Mas eu acho que somos menos… E outro problema o sistema não é homogênio. Então a coisa está mais feia. É brincadeira, os mais graduados da nossa equipe são ótimos instrutores. O treino foi bom, tivemos mais algumas coisas na meia guarda (lembrar de tirar as costas do chão e fazer a fuga de quadril feito um lutador de jiu jitsu), não vou escrever, aqui pelo menos. Dois dos rolas foram cômicos pelo menos para mim (desculpa a brutalidade do troglodita de 83kg). O outro rola foi muito bom, mas foi com mais cara de rola.

PS: Eu devo ter alguma inibição de início de rola. Por que raios eu tenho essa necessidade de fazer alguma coisa e não aguento ficar parado olhando pro meu oponente por meio segundo? Ah!


15o. BJJ - Foi legal… Muito legal… Não foi tão legal como o futebol… Tá feio hoje… Eu estou falhando… Lembrei: 1,2 e 3 e pesa no cara, tem um monte de coisas antes do 1,2 e 3 que eu não vou escrever… O rola foi muito bom eu acho… preciso melhorar com o Alan, algo como naquela segunda-feira fatídica que rolamos super bem aqui em casa. Com os outros tb preciso melhorar, partir pra cima com alguma estratégia maluca e… Estou muito na de entrar no jogo do cara e tentar fazer alguma coisa improvisada, lógico que eu não consigo, sei lá, mas esta melhor que antes… Olha quantas reticências!


14o. BJJ - Pulei um treino por motivos pessoais. Que raios de desculpa é essa? Devia ter ido para aprender a me concentrar em uma coisa de cada vez. Se eu consigo fazer isso para programar eu consigo para o jiu jitsu. O treino de hoje: Era uma coisa que eu estava pensando a alguns dias: como me livrar da meia guarda. Também aprendemos a raspar da meia guarda (meia guarda é quando o cara que tá por baixo cata com as duas pernas uma perna sua, o cara que esta por cima). E vimos mais uma vez a importância de pesar direito (a forma de como vc distribui o peso sobre o oponente, lembra do CG?). Dúvidas: Como eu começo um rola? Como eu me livro da guarda arranha (sprow, preciso treinar)? Como eu me livro do joelho/canela do oponente quando eu quero fazer o 100kg? Como me livrar dos ganchos? Estava muito cansado hoje, não consegui aproveitar bem o treino, além disso faltar da uma quebrada no ritmo.


14o. BJJ (pré-treino) - Parece que uma das leis do Jiu Jitsu, parece, pois eu sou o leigo aqui, é que você tem que treinar não importa o que. Brigou em casa, treino. Tomou ralo do chefe, treino. Tá frustrado, treino. Tomou fora da namora que não curte BJJ, treino duas vezes. E por ai vai. Hoje eu to no dia para treinar sem a alma no corpo. Será que eu chego lá no treino? Melhor não pensar muito e ir. Quem me conhece sabe que ficar sem pensar é um problema. Ah! Minha perna tá melhor.


12o. BJJ - O pessoal hoje estava feliz com os resultados do campeonato que rolou em Cambuí. Como no Jiu não se perde, o pessoal aproveitou muito! Tava lotado hoje! O rola foi… hum… bem tumultuado mas foi muito bom. Cada rola que passa eu faço menos coisas e fico mais dolorido, não entendo. Esse rola foi bom mas acho que estou ficando mais lerdo. Ainda estou fazendo muito esforço, mas eu acho que vou continuar assim por um bom tempo. Ainda sofro do bloqueio mental do rola e provavelmente vou sofrer ainda por um bom tempo. As posições que o mestre passou foram bem interessantes, a inversão de base (o google é seu amigo) seguida do movimento para a cabeça do oponente são uns dos movimentos mais bonitos que eu já vi no Jiu. Oss.

Até perdi o rumo agora… 11o. BJJ: Galera tá treinando para um campeonato neste fim de semana. Então foi revisão e depois rola. O rola foi revisão para mim, eu me senti bem inseguro para fazer as posições. A maior lição que eu devo tirar de hoje é que eu devo esquecer de tudo quando entro naquele ginásio. E quando eu escrevo de forma telegráfica quer dizer que eu tenho que dormir. Boa noite a todos. Valeu e oss!


10o. BJJ - Adendo: A cada treino que passa eu fico mais fraco e mais sem ar… O que que esta acontecendo?


10o. BJJ: O treino foi pesado. Rolei com dois caras enormes e tudo graduado, foi duro. O sentimento de inutilidade é tremendo. Isso veio para complementar o rola que eu tive hoje de manhã na entrevista que foi monstruoso. Acho que lá pela 10a. entrevista e o 200o. treino de BJJ eu começarei a fazer alguma coisa que não seja infantil, como não deixar meu pescoço a prova. Bom, a ef foi a mesma coisa… Oss!


9o. BJJ: O de sempre… Não confunda isso com tédio. Posições legais mas mais complicadas, quero ver na hora de passar elas para o caderno… O rola que foi interessante. Escolhi adotar um cliche para esse rola. Sabe aquele pessoal que gosta de usar os quatro elementos como símbolo, eu vou adotar um para esse rola: AR. NÃO SAIRAM DE CIMA DO MEU TORAX, ISSO QUANDO NÃO ESTAVAM ME ESTRANGULANDO! Ahahahahah. Preciso arrumar umas fugas para isso… Ou melhor não cair nessas. Mas foi o melhor rola de todos.


9o. BJJ: tensão pré treino… crianças agitadas, eu agitado. Mas é só fazer a ef que as coisas acalmam. Seria legal se nossos pensamentos pudessem ser enfiados em containers e colocados de lado. É isso que eu estou tentando fazer agora, guardar tudo de um lado e pensar somente no Jiu Jitsu… Tem um monte de coisas para guardar e coisas grandes inclusive a temida entrevista.


8o. treino de Jiu… Foi treta hoje. Mas vamos do começo… Aquecimento ok, mais ou menos. Posição do dia ok, eu consegui fazer (lembre-se de soltar o braço). Rola meu primeiro rola foi com o Alan, foi bom ele entrou no clima e queria me derrubar mostrei prá ele como ficar em algo parecido com o 100kg e ele curtiu, ele tá pegando legal a manga e a gola, tá no espirito. Meu segundo rola foi legal, leve, meu oponente leve, apesar disso não consegui fazer muita coisa… Meu terceiro rola foi pesado, ai que entra a técnica, que eu devo aprender. Você só vence um oponente mais pesado se tiver técnica. E de preferencia tem que vencer o mais leve com técnica também… Vou anotar o que aprendi e vou tentar dormir. Oss.


7o. treino: Mesma coisa… Aquecimento falha total nos exercício de Jiu… Resto foi mais ou menos… Mas eu tenho me sentido mais cansado que o normal, acho que aquele gás do início esta sumindo… Isso é normal e não é problema. Eu começo o treino cheio de dúvidas, a tal da ansiedade atacando, mas depois melhora e eu termino o treino bem… estrangulado. :) Não consegui repetir a posição que o mestre passou (uma raspagem da guarda arranha), perece que cada dia que passa elas ficam mais complicadas, parece pois essa me parecia fácil. É técnica e não força e eu não estava encontrando o ponto certo. Foi treta. Mas o rola foi bom, acho, um acho bem vago, que estou começando a enxergar o que os outros estão fazendo comigo, sim além de estrangular, torcer e entortar. Valeu a pena e vou dormir feliz e dolorido como sempre. E ainda acho que deveria treinar mais esse corpo decrépito. Oss.


Sexto treino de Jiu Jitsu: Treino diferente, fizemos um rola (luta) onde treinamos uma série de movimentos para relembrar nosso repertório (ou aprender). Antes disso fizemos o aquecimento básico o qual eu não consegui fazer, mas isso é só questão de tempo. Dos exercícios que me preocupam mais são os que exigem coordenação coisa que eu não tenho, por enquanto espero eu (eu não consigo correr de costas! Qualquer dia eu caio duro no chão!). O rola foi muito bom, não tem como explicar… Mas como sempre eu fui finalizado. Como eu estou finalizado, eu vou tomar um banho e dormir, depois de comer um boi. (define boi := granola, set global)


Relatório da 4 aula de Jiu Jitsu. Zzzzzzz. Sério: Fiz dois movimentos. Para um lado ia para o outro não tava rolando. Estou morto, dolorido e depois do vexame de hoje a tarde estou bem melhor. O rola deu trabalho mas ainda tenho que aprender muito, mesmo, não sei nada. Como chama um cara para a guarda? Alguém sabe? É a única coisa que eu sei… Guarda fechada, guarda borboleta e o que ele deu hoje que devido ao barulho eu não ouvi.


Aula 3 de Jiu Jitsu: Aquecimento pega pesado, alguns exercícios (fundamentais para o Jiu) pegam mais ainda… Fora os de coordenação, que ai eu viro um palhaço. Mestre repetiu os movimentos da aula passada, então foi mais “tranquilo”. Sai da aula menos moído e mais animado, coisa que não deveria ter ocorrido. A aula foi show (ninguém dos colegas é meu amigo aqui no face, então não estou puxando). Treinei a raspagem com um cara que pesava pelo menos uns 20kg a mais que eu, foi treta, mais funcionou conforme especificados pelos grandes mestres. O rola foi tranquilo, o pessoal tá pegando leve comigo.

Anterior